Altominho.tv

Valença vai ter um Centro de BTT e Caminhadas

O município de Valença anunciou que vai reforçar e melhorar a experiência do turismo de natureza e que, em breve, o concelho vai dispor de um Centro de BTT e Caminhadas.

Segundo a autarquia, o novo espaço localizado no recinto da antiga escola primária de Taião será de acesso gratuito e pretende dar “apoio logístico aos praticantes das várias modalidades de caminhada e de ciclismo”.

A intervenção em curso, num investimento de 78 mil euros, contempla “instalações sanitárias e balneários, cacifos, equipamentos de lavagem de bicicletas, espaço para reparação de bicicletas e áreas de estacionamento”.

“Com este equipamento pretende-se reforçar o posicionamento de Valença como um destino de excelência nesta modalidade de oferta turística. Proporcionar experiências únicas, por paisagens e património natural e edificado de montanha de grande valor e singularidade é o objetivo”, refere o município em comunicado.

Ainda de acordo com a autarquia, está em sinalização um trilho pedestre e um trilho de BTT de montanha com acesso direto a partir do Centro de BTT e Caminhadas de Taião.

A empreitada, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, é financiada pelo programa “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, no âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, cofinanciada pelo Turismo de Portugal.