Altominho.tv

Equipamentos para intervenção em derrames de matérias perigosas entregues a bombeiros de Cerveira

A corporação de Bombeiros de Vila Nova de Cerveira recebeu novos equipamentos e materiais para intervenção em situações de derrames de matérias perigosas.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Vila Nova de Cerveira adiantou que a entrega destes kits resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, em articulação com os dez municípios do Alto Minho e com a Federação de Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo, ao programa A.R.I.E.M. + Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços.

O objetivo da iniciativa passa pela “definição de um plano territorial de emergências transfronteiriças e pela criação de uma rede unificada de comando operacional para a gestão de recursos humanos e materiais em situações de risco que permitam, em conjunto, melhorar a gestão e a coordenação efetiva de emergências”.

O presidente da autarquia, Fernando Nogueira, sublinha “a mais valia da especificidade do material adquirido pelo contexto do concelho, isto é, por um lado, a realidade industrial e, por outro lado, as vias de comunicação terrestres, como a proximidade à A3 e à A28, e os constrangimentos provocados pelo não prolongamento da A28 para Norte de Vila Nova de Cerveira, que permitiria aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13, muitos dos quais com matérias potencialmente perigosas para as pessoas e para o ambiente”.

O autarca referiu ainda que “os diversos apoios destinados aos bombeiros voluntários nunca são exagerados quando está em causa um trabalho altruísta e de missão para com a proteção das populações e os seus bens”.

Dos kits entregues constam vários equipamentos de proteção individual para os operacionais, absorventes, filtros, sistemas de contenção, detetores, materiais hidrofóbicos, entre outros materiais.

A candidatura da CIM Alto Minho permitiu apetrechar as 12 corporações de bombeiros do distrito ou com kits de apoio a operações de resgate e salvamento em grande ângulo ou com kits para intervenção em derrames de matérias perigosas, num investimento global de cerca de 165 mil euros.