Altominho.tv

Investimento de 500 mil euros vai requalificar rede viária em três freguesias de Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira formalizou os contratos para as intervenções na Estrada Municipal 512 e em várias ruas das freguesias de Reboreda e Nogueira, bem como a requalificação da antiga Estrada Nacional (EN) 302 em Covas, num investimento total de 500 mil euros suportado pelo orçamento municipal.

Estas intervenções juntam-se às restantes obras que estão a decorrer na rede viária municipal das 11 freguesias e uniões de freguesias do concelho. Segundo o presidente da autarquia, “os últimos anos têm sido marcados por um forte investimento na reabilitação da rede viária do concelho, de forma a contribuir para elevar a qualidade de vida nas zonas residenciais com maior fluidez e segurança na circulação em todo o território municipal”.

“Só no corrente ano de 2021, entre investimento direto e as transferências para as freguesias, a beneficiação da rede viária municipal ascende a mais de 1,7 milhões de euros”, acrescenta Fernando Nogueira, citado na nota enviada à imprensa.

Concluído o concurso público, as intervenções agora contratualizadas vão arrancar ainda durante este mês de maio, estando divididas em dois lotes.

O primeiro engloba a pavimentação, drenagens e sinalização horizontal da Estrada Municipal 512, da Rua da Lamela, da Rua de Novais e da Rua Chão da Carlota, com um prazo de execução de quatro meses.

Já o segundo lote diz respeito à requalificação da antiga EN 302 em Covas, cujo projeto mais amplo de 7,7 quilómetros foi apresentado à população, em sessão pública do passado dia 7 de maio. Por se tratar de um investimento total de 2.1 milhões de euros, a empreitada será dividida em três fases, com os primeiros trabalhos a avançar ainda durante este mês de maio, entre a Igreja Paroquial de Covas e a ponte sobre o rio Coura. A primeira fase prevê a criação de passeios e a definição de bermas, a resolução de problemas hidráulicos, o reforço de sinalização, a criação de mais estacionamento, a reorganização de espaços nomeadamente em frente à sede da Junta de Freguesia e, por fim, a pavimentação do piso. A execução prevista é de 150 dias.

Na semana passada, a autarquia assinou outros dois contratos de beneficiação da rede viária, num investimento de 500 mil euros, que vai contemplar a Estrada Municipal 516, a Rua de Gámil, a Rua de S. Roque, e a Estrada Municipal 516-1, a Travessa do Feital, a Rua Cova da Serpa e a Rua do Convento de S. Paio.

“As presentes empreitadas integram um vasto plano de melhoria de vias de comunicação estruturantes, em vários pontos do concelho, proporcionando condições de maior segurança, mobilidade e acessibilidade que até aqui não existem, quer para peões quer para condutores”, sustenta a autarquia.