Altominho.tv

Equidade nas escolas: agrupamento Sidónio Pais lidera ranking nacional

O Agrupamento de Escolas Sidónio Pais foi o primeiro classificado do ranking nacional no que diz respeito ao novo indicador de “Equidade”, que colocou a escola secundária pública de Caminha como a “mais inclusiva” de Portugal.

O novo indicador criado pelo ministério da Educação permite aferir os níveis de sucesso educativo dos alunos de condições socioeconómicas mais vulneráveis, em comparação com os resultados médios dos alunos com um contexto socioeconómico e um percurso escolar semelhantes, a nível nacional.

A diretora do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Maria Esteves, mostrou-se orgulhosa pelos resultados obtidos, especialmente neste indicador, tendo em conta a natureza do concelho, onde cerca de 40 por cento dos alunos beneficiam da Ação Social Escolar.

Para a responsável, citada no comunicado divulgado esta segunda-feira pelo município, “este sucesso é também mais um pretexto para a escola repensar a Educação e a forma como se relaciona com os alunos”.

Já o presidente da Câmara de Caminha sublinhou que “esta distinção nacional, que põe a escola secundária pública de Caminha como a mais inclusiva de Portugal, dá ainda mais força para continuar o trabalho” que tem vindo a ser realizado nos últimos anos.

“Os rankings das escolas não estão isentos de erros e não devem servir como critério único para avaliar a qualidade de ensino numa escola, mas não deixamos de estar satisfeitos com o sucesso dos nossos alunos e da nossa comunidade escolar, principalmente num indicador que permite perceber que Caminha combate as desigualdades dando mais oportunidades às novas gerações, independentemente da condição socioeconómica das suas famílias”, afirmou Miguel Alves.