Altominho.tv

Paredes de Coura sensibiliza população para participação nos Censos 2021

A Câmara de Paredes de Coura informou que os 17 recenseadores e 16 coordenadores da operação Censos 2021, que arranca na segunda-feira, e “até os seis párocos” do concelho, “foram convidados a sensibilizar os residentes” para a participação naquela ação.

Em comunicado, a autarquia destacou tratar-se de uma “importante operação estatística fundamental para o conhecimento das principais características da população e da habitação do país, a sua realidade social e económica”.

“Assim, nos atos litúrgicos dos próximos dias os párocos do arciprestado de Paredes de Coura vão sensibilizar os residentes para a importância do Censos, que de 10 em 10 anos, nos convoca a participar com informações imprescindíveis para a tomada de decisões do setor público e privado”, sublinha a nota.

O município alerta que a participação “é obrigatória”, sendo que “a não colaboração prevê aplicação de multa”.

Os recenseadores “andarão pelas ruas das freguesias”, até 18 de abril, para fazer o levantamento de todos os edifícios de habitação e alojamento e entregar o código para resposta via internet, sendo que, “nessa altura, perceberão se a pessoa conseguirá ou não preencher os Censos online, a partir de 19 de abril e até 3 de maio”.

“Caso a pessoa não consiga responder ao formulário, receberá a visita do recenseador que, no caso de Paredes de Coura, são naturais das freguesias para que haja a desejada familiaridade com as pessoas a quem visitam”, destaca o município.