Altominho.tv

Queima de Judas de Vila Nova de Cerveira com edição digital

A Câmara de Vila Nova de Cerveira informou esta quinta-feira que, devido à pandemia de Covid-19, a Queima de Judas terá este ano edição digital.

Segundo a autarquia, “com respeito pelas regras sanitárias em vigor, foi possível manter a participação e envolvimento da comunidade de Vila Nova de Cerveira”.

A realização do filme original “Judas, Judas, Judas” contou com a participação do grupo de teatro de amadores “Outra Cena”, o grupo “Bombos S. Tiago Sopo”, o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira e muitos outros participantes em nome individual.

A transmissão do filme será online, no sábado, às 23h30. Para ver “Judas, Judas, Judas”, basta aceder à página de Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira, sendo que, simultaneamente, o filme será transmitido na página de Facebook da companhia de teatro Comédias do Minho, que assume anualmente a produção da Queima de Judas.

A Queima de Judas de Vila Nova de Cerveira, realizada anualmente a partir das participações e contributos da comunidade, recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da Primavera. Numa representação de pendor judaico-cristão, condena-se Judas, o traidor, e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo, no sábado que antecede a Páscoa.

“É uma tradição que se inclui nas diversas festividades primaveris de renovação de ciclo, de transição do velho para o novo, da morte para o renascimento. Expurgam-se os males do passado e procura-se a purificação pelo fogo”, explica o município em comunicado.