Altominho.tv
UNSPLASH

Banco Alimentar de Viana do Castelo troca pilhas e baterias por alimentos

O Banco Alimentar de Viana do Castelo recolheu 300 quilos de pilhas e baterias usadas e recebeu um prémio monetário de 200 euros, que se destina à compra de géneros alimentícios a distribuir pelas famílias mais carenciadas.

A iniciativa decorreu no âmbito da campanha de sensibilização para a reciclagem “Pilhas e lâmpadas por alimentos”, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome, que permitiu a recolha de cerca de 10 mil quilos de pilhas e lâmpadas usadas em todo o país, durante a pandemia.

Estes equipamentos usados foram convertidos num apoio total de 8.900 euros, que, de acordo com a organização, foi “o valor mais alto alcançado até agora nesta campanha”.

“Face ao volume atingido nesta terceira edição, que decorreu entre 2019 e 2020, foi garantido o prémio mais alto previsto na iniciativa, já que os vencedores são recompensados de acordo com o resultado global da campanha”, referem em comunicado.

“Registar um recorde na recolha de pilhas e lâmpadas usadas numa época de tão grandes constrangimentos é notável. Nesta campanha, o gesto consciente de cada um dos cidadãos, que depositou corretamente os seus resíduos assegurando a sua descontaminação e reciclagem, foi colocado ao serviço de uma nobre causa”, sublinhou o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, citado na nota enviada à imprensa.

A campanha é dirigida aos bancos alimentares de todo o país e às Instituições Particulares de Solidariedade Social que são por estes apoiadas com o objetivo de incentivar a entrega de pilhas e lâmpadas para reciclagem.