Altominho.tv

Ponte de Lima vai investir 3,2 milhões de euros em novo polo industrial

A Câmara de Ponte de Lima vai investir 3,2 milhões de euros num novo polo industrial na freguesia de Calvelo, com 42 lotes e com possibilidade de poder acolher setores de comércio e serviços.

Em comunicado, a autarquia destacou que o novo espaço terá “uma área total de 141.673 metros quadrados e será composto por 42 lotes para a construção de armazéns industriais, com possibilidade acessória de comércio e serviços”.

O município adiantou que o projeto do novo equipamento, já aprovado em reunião camarária, “assenta num espírito de desenvolvimento integrado e autossustentado, sendo admitidas atividades industriais e de armazenagem não poluentes e que não impliquem a armazenagem ou manipulação de produtos perigosos, assim classificados de acordo com a legislação em vigor”.

O “projeto da infraestrutura, o licenciamento da atividade está sujeito às entidades competentes, de acordo com a legislação em vigor, sendo da competência da Câmara Municipal o licenciamento da construção e de utilização”.

A entidade gestora do polo industrial de Calvelo será a autarquia que “assumirá a prestação de serviços comuns no interesse direto dos operadores económicos a instalar no polo industrial”.

“O trânsito e acesso aos vários lotes é feito por um arruamento central que deriva da rua de Couto de Calvelo, que desemboca numa área de impasse que serve de estacionamento de veículos pesados, e que dispõe da área necessária para efeitos da inversão do sentido de circulação. Esta configuração poderá permitir uma continuidade do acesso numa eventual futura expansão do loteamento para norte”, especifica a autarquia.

O projeto prevê que o estacionamento de viaturas ligeiras se desenvolva “ao longo do arruamento principal nos dois sentidos de circulação e perpendicularmente ao sentido de trânsito para rentabilizar ao máximo o número de lugares de estacionamento”.