A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) e a Câmara de Vila Nova de Cerveira desafiam artistas nacionais e internacionais para a apresentação de propostas de intervenções artísticas. O concurso “UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia” já tem candidaturas abertas.
Em comunicado, a autarquia adianta que a iniciativa está relacionada com o espetáculo de luzes, que vai decorrer no âmbito das comemorações dos 700 anos do município. As instalações selecionadas no concurso estarão patentes ao público, de 9 a 11 de julho, em diferentes espaços públicos do concelho.
Dirigido a artistas visuais emergentes nacionais e estrangeiros, o concurso tem como objetivo “consolidar a atuação do município de Vila Nova de Cerveira no panorama artístico nacional e internacional, promovendo e difundindo a produção artística contemporânea, a experimentação e a atividade expositiva como mecanismo de reflexão sobre a arte e a cultura visual contemporânea, assim como contribuir para cativar novos públicos”.
“Com este concurso aberto ao público pretende-se promover o intercâmbio artístico através de linguagens interdisciplinares, num ambiente que se pretende multicultural”, sublinha o coordenador artístico da FBAC, Cabral Pinto.
As candidaturas devem ser submetidas até 16 de abri e um júri formado por “profissionais de reconhecida competência” vai selecionar 10 propostas de instalações artísticas luminosas individuais ou coletivas, tendo em consideração as condições físicas e materiais para a sua exequibilidade.
Os 10 espaços públicos estão previamente identificados, nomeadamente o Castelo, o Edifício da Igreja Matriz de São Cipriano, o Edifício da Piscina Municipal, o Edifício do Solar dos Castros, o Edifício da ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional, a Ponte da Amizade, o Largo de São Sebastião, a Praceta Jaime Isidoro, o Largo 15 de Fevereiro e o Jardim da Piscina Municipal.
O Concurso Internacional Instalações Luminosas 2021 “UMBRA – Festival Internacional de Artes e Multimédia” resulta da candidatura RIMA – Rede Intermunicipal de Música & Arte, financiada pelo NORTE-04-2114-FEDER-000598.