Altominho.tv

Vereador Pedro Lobo é o candidato do PS à Câmara de Ponte da Barca

Pedro Lobo, atual vereador da oposição na Câmara de Ponte da Barca, é o candidato que o PS escolheu para, nas autárquicas deste ano, tentar recuperar a autarquia que o PSD conquistou há quatro anos, foi hoje divulgado.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a comissão política concelhia do PS adiantou que o nome de Pedro Lobo foi aprovado por unanimidade.

“O PS considera que os Barquenses têm razões para estarem insatisfeitos e desiludidos com a atual Câmara Municipal e exigem um novo rumo político com mais rigor, transparência e que vá ao encontro de todos. Esta candidatura representa a esperança de mudança”, refere a nota.

Nas autárquicas de 2017, Augusto Marinho, de 46 anos, conquistou a liderança do concelho ao Partido Socialista (PS), com 54,15% dos votos, tendo ficado a liderar a autarquia com maioria absoluta, já que elegeu quatro mandatos num total de sete. O PS, que apostou em Inocêncio Araújo, ficou-se pelos 40,14% e com três lugares na vereação, sendo que atualmente apenas dois estão efetivamente ocupados.

Em 2018, o PS retirou a confiança política a Inocêncio Araújo por ter viabilizado o Orçamento para 2019 da maioria social-democrata, após a abstenção da vice-presidente que acabaria destituída do cargo e esvaziada dos pelouros.

Por despacho do presidente da câmara, o vereador Inocêncio Araújo passou a meio tempo e viu ainda aprovada, por maioria, a sua promoção de encarregado operacional a técnico superior da Câmara de Ponte da Barca.

Atualmente, a bancada do PS naquela vila do Alto Minho é composta por Ricardo Armada e, desde setembro de 2020, pelo atual candidato às eleições autárquicas deste ano.
Pedro Sousa Lobo substituiu Sílvia Torres, que foi ocupar o lugar de deputada eleita pelo distrito de Viana do Castelo deixado vago por Marina Gonçalves, entretanto nomeada secretária de Estado da Habitação.

O advogado, de 44 anos, já foi membro da Assembleia Municipal de Ponte da Barca, entre 2005 e 2017, e da Assembleia Geral da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, de 2009 até 2017.

Pedro Lobo já anunciou seis dos 15 nomes que integram a lista que vai apresentar às eleições autárquicas.

Irene Dantas, professora de História da Arte, Francisco Centeno, economista, Margarida Vasconcelos, psicóloga, Cláudia Marinho, advogada, Francisco Barros, funcionário de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), e José Machado, licenciado em Educação compõem a lista.