Altominho.tv

Ponte de Lima cria Conselho Municipal de Saúde

A Câmara de Ponte de Lima criou um Conselho Municipal de Saúde, órgão consultivo do município, assente nos pressupostos da Organização Municipal da Saúde (OMS).

Segundo o município, a criação daquele órgão foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, sendo que os pressupostos da OMS em que assenta “definem a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

O Conselho Municipal de Saúde de Ponte de Lima “tem como objetivo dinamizar a articulação e a cooperação no planeamento, na definição de estratégias e de políticas de saúde a nível municipal entre as diversas entidades da área da saúde”.

A sua criação visa “desenvolver a participação e formas de controlo, por parte da população, sobre as decisões que afetam as suas vidas de saúde e bem-estar, bem como incentivar a construção de estratégias de promoção de saúde, apoiadas numa intensa colaboração intersetorial, ampla e eficaz participação da comunidade”.

Ainda de acordo com a autarquia, compete ao Conselho Municipal de Saúde “contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal, emitir parecer sobre a estratégia municipal de saúde e sobre o planeamento da rede de unidade de cuidados de saúde primários, propor o desenvolvimento de programas de promoção de saúde e prevenção da doença, promover a troca de informações e cooperação entre as entidades representadas e recomendar a adoção de medidas e apresentar propostas e sugestões sobre questões relativas à saúde”.