Altominho.tv

Vacinação de idosos com mais de 80 anos continua esta quinta-feira em Cerveira

O Centro Municipal de Vacinação de Vila Nova de Cerveira vai prosseguir, esta quinta-feira, com a inoculação de aproximadamente 300 pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a processo é retomado “após a disponibilidade de mais vacinas contra a Covid-19 para o Alto Minho”.

Na sexta-feira, “serão vacinados os colaboradores de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em falta, por se tratar da vacina da AstraZeneca que, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), até estarem disponíveis mais dados, deve ser preferencialmente administrada a pessoas com 65 ou menos anos de idade”.

O processo de vacinação comunitária no concelho de Vila Nova de Cerveira arrancou há uma semana, com a aplicação da primeira dose da vacina a cerca de 330 pessoas maiores de 80 anos e a 110 com idades entre os 50 e os 64 anos, com patologias associadas.

Os cidadãos que vão receber as vacinas estão a ser notificados pelo centro de saúde local. Para quem não dispõe de viatura própria, de retaguarda familiar ou manifeste dificuldades de mobilidade, a autarquia está disponibilizar transporte gratuito até ao Centro Municipal de Vacinação, instalado no Fórum Cultural de Cerveira.