Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Caminha aposta na defesa da floresta contra incêndios com equipa de sapadores no terreno

A equipa de sapadores florestais ao serviço do município de Caminha garantiu, durante o ano de 2020, a realização de trabalhos de gestão de combustível numa área de cerca de 50 hectares.

Criada em 2018, para prevenção e combate dos incêndios florestais, a equipa “efetuou trabalhos de gestão de combustíveis em áreas diversas nas freguesias de Lanhelas, Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, União de Freguesias de Gondar e Orbacém, União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, Vila Praia de Âncora e Vile, contabilizando um total de cerca de 50 hectares”, adianta a autarquia em comunicado.

Ainda no âmbito do trabalho definido quer no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, bem como nos trabalhos elencados pelo Gabinete Técnico Florestal, foram “feitas intervenções em diversos troços da rede viária florestal, com limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis para desobstrução das vias, por forma a facilitar a circulação sobretudo aos meios de combate a incêndios e também aos meios durante as ações de vigilância”.

“No âmbito do serviço público definido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram feitos trabalhos de gestão de combustíveis em torno de alguns aglomerados e também na rede viária florestal em áreas do baldio de Venade, Dem, Orbacém, Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima, num total de cerca de 25 hectares”, especifica a nota enviada à imprensa.

Durante o período crítico de incêndios, a equipa efetuou também ações de vigilância armada fixa e móvel e, segundo o município, acorreu a “dezenas de ocorrências, tendo conseguido extinguir com sucesso, grande parte delas através das ações de primeira intervenção”.

Este ano, a equipa de sapadores florestais já executou trabalhos em Moledo, para “a criação de uma faixa de gestão de combustíveis e manutenção em dois estradões florestais, numa extensão total de mais de quatro quilómetros, desde o parque de merendas de Perrinchão até Carvoeiro e desde aí, até à Fonte de Barbanços já em Cristelo, por serem vias importantes para travar um eventual incêndio que afete toda aquela encosta entre Moledo e Cristelo, dando assim resposta a uma necessidade premente e também ao solicitado pela junta de freguesia”.