Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Câmara de Caminha leva refeições aos bombeiros e a alunos carenciados

A Câmara de Caminha tem novamente em funcionamento um serviço de confeção e entrega de refeições aos bombeiros aquartelados em Caminha e Vila Praia de Âncora, bem como a todos os alunos carenciados que estão em situação de isolamento profilático.

À semelhança do que aconteceu na primeira vaga da pandemia, as refeições são confecionadas nas cantinas das escolas básicas e secundárias do agrupamento Sidónio Pais e entregues por funcionários municipais. Uma iniciativa que, segundo a autarquia, está integrada no protocolo de apoio existente entre a Câmara Municipal e as duas associações humanitárias do concelho e surge na sequência do apoio dado às crianças de famílias desfavorecidas que têm na refeição escolar a única de que beneficiam diariamente.

Para além deste serviço, a autarquia “continua a acompanhar agregados familiares em dificuldades”, através da entrega de géneros alimentares e de refeições já confecionadas.

Para o presidente da Câmara de Caminha, “o combate diário não passa só por garantir o funcionamento das serviços essenciais, nem por pelo esforço de criar as condições para travar a pandemia”.

“Passa também pela vertente social, por apoiar as instituições e as pessoas do concelho em tudo o que é necessário e não há necessidade mais premente que não seja a de alimento. É isso que fazemos através da dedicação dos trabalhadores municipais: preservar a saúde dos nossos cidadãos, a começar pelas crianças que, sem poderem ir à escola, arriscam-se a não ter nenhuma refeição ao longo do dia”, sublinha Miguel Alves citado na nota enviada esta quinta-feira à imprensa.

O autarca destaca também a importância da entrega de refeições aos bombeiros do concelho: “Com o encerramento generalizado dos restaurantes, os bombeiros que estão ao serviço têm dificuldades em obter a sua refeição. Desta forma colmatamos essa necessidade e, de algum modo, apoiamos a instituição porque o fazemos a título gratuito.”

Neste momento, o município está a entregar 16 refeições diárias nos quartéis dos bombeiros e a apoiar quatro alunos carenciados, mas refere que “a equipa de confeção e distribuição está preparada para ir mais longe”. “Durante a primeira vaga chegamos a distribuir mais de 70 refeições diárias. Se tivermos que o fazer novamente ou ir mais longe, assim será”, afirma Miguel Alves.

A Câmara de Caminha tem ainda outras iniciativas a decorrer. A Rede Complementar de Apoio continua a levar alimentos e medicamentos a quem os solicite ou apoios financeiros de emergência para quem não consegue pagar contas de eletricidade, água, gás ou rendas habitacionais. Mantêm-se também as linhas telefónicas de apoio psicossocial e o apoio financeiro às IPSS do concelho.