Altominho.tv

Cerca de 1800 alunos de Viana do Castelo vão receber livro da Constituição

A Câmara de Viana do Castelo aprovou na quinta-feira por unanimidade uma proposta da CDU para distribuir um exemplar da Constituição Portuguesa aos cerca de 1.800 alunos do ensino secundário, para celebrar os 45 anos da sua aprovação.

“Infelizmente, o texto magno da vida democrática em Portugal não é lecionado nas escolas públicas. Assim, somos da opinião que é dever do município de Viana do Castelo, carear todos os cidadãos para o combate pela liberdade e democracia, sobretudo junto dos mais jovens e, em particular, numa altura de crescentes populismos e ideologias discriminatórias”, refere a proposta de recomendação apresentada pela vereadora Cláudia Marinho na primeira reunião camarária de 2021.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara, José Maria Costa, adiantou que, além da distribuição daquele exemplar, através dos agrupamentos escolares, aos cerca de 1.800 alunos do ensino secundário, será promovida uma “ação comemorativa” dos 45 anos da Constituição Portuguesa.

“É uma forma de valorizarmos os direitos, liberdades e garantias, sobretudo num mundo tão conturbado em que vivemos e com tantas ameaças como vimos recentemente quer na Europa, quer nos Estados Unidos da América”, disse.

“Vale bem a pena fazermos esta celebração e darmos a conhecer a Constituição da República, o Estado de direito, as liberdades e a democracia que são tão importantes”, reforçou José Maria Costa.

O autarca  salientou a importância da distribuição daqueles exemplares, “a cada um dos alunos do ensino secundário de Viana do Castelo” como forma de “valorizar a sua importância”. “Para que a leiam, conheçam, trabalhem e, acima de tudo, que lutem por ela, que é o mais importante”, sublinhou.

Na reunião camarária foram ainda aprovados, por unanimidade, os 28 títulos honoríficos a atribuir no dia 21, a personalidades e instituições durante as comemorações dos 173 anos de elevação de Viana a cidade.

Os nomes dos distinguidos serão revelados pela autarquia, na sexta-feira. Da lista constam três cidadãos de honra, um honorário, 11 de mérito e 13 instituições de mérito.