Altominho.tv
RICARDO TEIXEIRA

Melgaço prepara-se para avançar com novo hotel do Peso e Caminho Minhoto Ribeiro

Melgaço vai acolher, na segunda-feira, as sessões de assinatura do contrato de financiamento do Hotel do Peso e do protocolo “Caminho Minhoto Ribeiro”, que contarão com a presença da secretária de Estado do Turismo.

A jornada de trabalho arranca com uma visita às Termas de Melgaço. “Será um dia de grande relevância para o nosso território, pela oportunidade de divulgar projetos âncora para o desenvolvimento do turismo no nosso concelho”, sublinha o presidente da autarquia, Manoel Batista, que dá como exemplo de investimento o antigo hotel do Peso.

“A OCRAM Hotel Management é uma sociedade que tem como área de negócio a gestão e propriedade de ativos hoteleiros e assumiu este desafio e desejo-lhes as maiores felicidades. Sei serem capazes de trazer o esplendor ao nosso Hotel do Peso”, refere o autarca.

A reabilitação do Grande Hotel do Peso, conjunto edificado hoje em ruínas, construído na segunda metade do século XIX, está orçada em 7,2 milhões de euros, num investimento luso-francês, já aprovada pelo Turismo de Portugal e que apenas se encontrava a aguardar o apoio comunitário do programa Compete.

A sessão de assinatura do contrato de financiamento do Hotel do Peso acontecerá pelas 11h00, na estância termal.

Ainda na segunda-feira, em conjunto com os municípios de Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, Melgaço procede à assinatura do protocolo “Caminho Minhoto Ribeiro”. Este caminho entronca com o território nacional no lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, concelho de Melgaço, uma das mais antigas fronteiras terrestres e, segundo a Câmara de Melgaço, “o conhecimento científico construído nas últimas duas décadas levou as entidades galegas a desafiarem os municípios portugueses a desenvolverem os esforços tendentes à implementação do caminho em solo nacional”.

Os seis municípios portugueses manifestaram interesse em desenvolver a investigação histórico-científica, necessária à formalização de uma candidatura nacional para a devida certificação do Caminho Minhoto Ribeiro, que integra os Caminhos de Santiago.

A sessão terá lugar pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço, e a apresentação ficará a cargo de Cástor Pérez Casal, responsável pela investigação deste caminho e coordenador do grupo de trabalho.

Os estudos realizados pelo professor Pérez Casal, consideram que o “Caminho Minhoto Ribeiro” é um dos caminhos mais antigos que ligava o Norte de Portugal à cidade do Apóstolo Santiago. “É, por natureza, a espinha dorsal de um território que engloba, entre outros, três elementos diferenciadores que lhe conferem um caráter específico: natureza, termalismo e vinho”, refere citado no comunicado enviado à imprensa.

Com a assinatura deste protocolo, os seis municípios comprometem-se a desenvolver trabalhos de estudos de uma rota de interesse Histórico e cultural intermunicipal denominada “Caminho Minhoto Ribeiro” para futura fruição pública.