Altominho.tv

Capitania de Caminha alerta para ondas até 12 metros de altura

A Capitania do Porto de Caminha alertou esta sexta-feira para o agravamento “severo” das condições meteorológicas e da agitação marítima, previstos até à próxima quarta-feira, dia 16 de dezembro.

Em comunicado, a Capitania de Caminha refere que a agitação marítima “será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros e altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre 13 e 18 segundos”.

“Por motivos de segurança, as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora encontram-se fechadas, desde hoje às 08h00, não sendo nesta fase ainda possível prever a data da sua reabertura”, acrescenta.

A capitania aconselha as populações a tomar especial cuidado na circulação junto à orla costeira e locais mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.

Recomenda  ainda “ evitar praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente a pesca, o regresso ao porto de abrigo mais próximo, o reforço da amarração e a vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora”.

Aviso Amarelo

Viana do Castelo é um dos seis distritos que estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação persistente e por vezes forte até às 15h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.