Altominho.tv
UNSPLASH

Caminha vai ter centro de rastreio à Covid-19

Um centro de rastreio à Covid-19, em modelo ‘Drive Thru’, começa a funcionar na próxima semana, no parque de estacionamento do ferryboat, em Caminha.

Em comunicado, a Câmara de Caminha adiantou que o centro de rastreio, numa parceria com a Unilabs Portugal, “permitirá o acesso a qualquer cidadão, com ou sem prescrição médica”.

Para o presidente da autarquia, “este centro de rastreio é mais uma peça na estratégia municipal de combate à pandemia”. “Para além de todas as medidas que estão no terreno, para lá de todos os alertas e da ação que tem vindo a ser desenvolvida em escolas, lares, serviços públicos, comércio e na comunidade, sentimos agora, face ao aumento do número de infetados no concelho e na região, que tínhamos que agilizar a realização de teste e aproximar os equipamentos da população. A escolha do parque de estacionamento do ferryboat foi natural face às condições de circulação, acesso, visibilidade e segurança daquele espaço”, refere Miguel Alves, citado na nota enviada à imprensa.

Nestes centros de modelo ‘Drive Thru’, os cidadãos deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

“O centro de despistagem em regime de ‘Drive Thru’  permite a aproximação da testagem à população e evita que as pessoas tenham que de deslocar a laboratórios ou instituições de saúde”, sustenta a autarquia.

O equipamento deverá ser instalado em dois dias, para entrar em funcionamento durante a próxima semana.