Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo investe 1,8 milhões de euros para poupar 294 mil euros/ano em iluminação

Um investimento superior 1,8 milhões de euros, já concluído, substituiu 5.787 luminárias do concelho de Viana do Castelo por tecnologia LED, permitindo uma poupança anual superior a 294 mil euros com iluminação pública.

Em comunicado, a autarquia referiu que os 5.787 pontos de luz intervencionados localizam-se “a norte e sul do rio Lima, incluindo o centro histórico da cidade, diversas ruas, jardins, espaços públicos, estradas e acessos e zonas industriais”.

“Relativamente ao consumo de energia primária na iluminação pública após esta intervenção, foi definida uma meta de 3.819.308,90 kWh/ano para 2020, uma vez que com a implementação desta operação será possível obter uma poupança energética na ordem dos 57,9%”, destaca.

Segundo o município, “as luminárias LED instaladas são mais eficientes, mais duradouras e carecem menos de manutenção preventiva do que aquelas atualmente existentes”.

A autarquia explicou que o objetivo da empreitada passa por “melhorar o desempenho energético – ambiental dos sistemas de iluminação pública e sistemas de iluminação decorativa e apoiar a transição para sistemas energéticos mais eficientes, seja pela melhor seleção de equipamentos, seja pela criação de boas práticas e de mecanismos de boa gestão, manutenção e monitorização das instalações”.

A intervenção visa também “reduzir o consumo energético municipal, com as subsequentes repercussões ao nível da redução, quer da fatura energética municipal, quer das emissões de Gases com Efeitos de Estufa – GEE (com particular enfoque para o CO2)”.

A empreitada agora concluída contou com financiamento do programa NORTE 2020.