Altominho.tv

Viana do Castelo reeleita para a Presidência da Atlantic Cities

A Assembleia Geral da Atlantic Cities reuniu hoje através dos meios digitais para numa sessão extraordinária para aprovar a eleição da Presidência daquela entidade e apreciar o respetivo Plano de Ação.

O encontro on-line contou com a participação dos membros da associação, que reúne cidades da Irlanda, Portugal, Espanha e França, representando mais de 350 autarquias e sete milhões de habitantes da costa atlântica europeia.

Na sessão, o autarca de Viana do Castelo foi reeleito para a Presidência da Atlantic Cities até ao final do primeiro semestre de 2021, tendo as vice-presidências recaído em Brest Metropole, Corunha e Gijon.

Foi ainda discutido e aprovado o Plano de Ação e definidas ainda medidas a apresentar à Comissão Europeia.

Na assembleia, que reúne com o objetivo de promover ações conjuntas entre membros e intercâmbios e soluções para problemas comuns, foram abordados os impactos negativos da Covid19 e seus efeitos na economia das cidades atlânticas atendendo à sua exposição no que toca a áreas como o turismo e as pescas.

José Maria Costa defendeu que, no Plano de Recuperação Económico Europeu, estejam previstos apoios às atividades do turismo e das pescas, assim como a criação de um grupo de trabalho e reflexão sobre as medidas e os apoios a criar.

Recorde-se que esta entidade foi criada em 2000 e representa autoridades locais da costa atlântica europeia que se relacionam, diretamente, com as diversas instituições comunitárias, para a afetação de fundos estruturais da Comissão Europeia, do grupo URBAN do Parlamento Europeu e do Programa INTERREG Espaço Atlântico.