Altominho.tv

JSD Ponte da Barca promoveu a iniciativa “Outubro Rosa”

A Juventude Social Democrata de Ponte da Barca em colaboração com o Partido Social Democrata de Ponte da Barca promoveram uma iniciativa sobre prevenção e recuperação do cancro da mama, que teve lugar na quinta-feira, dia 29 de outubro, pelas 21:30h.

O mês de outubro é, por excelência, o mês de campanha de sensibilização para a temática do cancro da mama, e neste sentido a JSD Ponte da Barca “sentiu a necessidade de simbolicamente consciencializar a população para a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama”.

Um pouco por todo o mundo, durante o mês de outubro, decorrem campanhas de sensibilização da população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Nesta sessão on-line, conduzida por Henrique Marques, estiveram presentes profissionais da área da saúde, nomeadamente o Dr. Emanuel Airosa, médico de medicina geral e familiar, e ainda a Dra. Regina Zamith, fisioterapeuta.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, também marcou presença.

Nas palavras do Presidente da JSD, Henrique Marques, “esta foi uma importante iniciativa de sensibilização para o tema do cancro da mama”, salientando o facto de esta se realizar “num ano em que a pandemia nos obrigou a retirar o foco das restantes patologias que continuam a existir e a preocupar a população, sendo que este tipo de iniciativas podem ser muito úteis para a comunidade nos dias que vivemos, onde o acesso da população aos cuidados de saúde estão cada vez mais condicionados”.

Henrique Marques afirmou ainda que as iniciativas venham de onde vierem “existem pelas pessoas e para as pessoas, pois é para elas que trabalhamos diariamente”.

Por fim, o líder da JSD Ponte da Barca defendeu uma boa e frequente utilização do Conselho Municipal de Saúde, que está a ser criado pelo atual executivo.

“Este órgão servirá para uma melhor auscultação de todos os parceiros institucionais e sociais, tendo como objetivo a definição da estratégia municipal para a área da saúde, onde a JSD responsavelmente apresentará as suas propostas, como aliás tem feito nas diversas áreas públicas, fruto da importância que estas questões nos merecem”, concluiu.