Altominho.tv

“A Terra Treme” na próxima quinta-feira para sensibilizar para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) vai dinamizar, no próximo dia 5 de novembro, mais um exercício nacional de sensibilização do risco sísmico. A iniciativa A Terra Treme, que irá realizar-se pela oitava vez, tem como objetivo promover os comportamentos que, em caso de sismo, as populações deverão adoptar.

Com início às 11h05 e duração de um minuto, o exercício consiste na realização de “três gestos simples que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo”. Baixar, proteger e aguardar são os comportamentos-chave durante este tipo de situações de risco.

O exercício é principalmente dirigido à população em idade escolar, cuja adesão, segundo a ANEPC, “tem sido significativa”. O evento principal vai realizar-se na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, o qual, face à situação decorrente da pandemia de Covid-19, vai decorrer num formato mais reduzido, servindo para assinalar a data e promover a sensibilização de todos para a temática do risco sísmico.

Além das escolas, a ANEPC tem”alargado sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil”.

“A realização dos três gestos que compõem este exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à Covid-19”, sublinham em comunicado.

Coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU, a iniciativa “insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo”.