Altominho.tv

Lar de Ponte de Lima com 53 utentes e 11 funcionários infetados

O lar Nossa Senhora da Conceição, em Ponte de Lima, regista 64 casos de infeção.

Depois de dois utentes terem testado positivo à Covid-19 na passada sexta-feira, após uma ida às urgências do hospital, a instituição acionou o plano de contingência e no domingo foram testados todos os utentes e colaboradores da ERPI. Os resultados dos testes conhecidos esta terça-feira confirmaram que 53 de 67 utentes e 11 de 45 funcionários estão positivos.

O presidente da Casa da Caridade de Ponte de Lima adiantou à Lusa que, na terça-feira, a instituição “separou os idosos infetados” dos restantes, sendo que os 14 utentes “negativos foram instalados numa ala criada dentro da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Nossa Senhora da Conceição”.

“Os sintomas nos idosos infetados começaram a manifestar-se de terça para quarta-feira, como problemas respiratórios, tosse, náuseas. Na terça-feira, um senhor de 85 anos, já bastante fragilizado, foi internado no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo”, referiu Agostinho Freitas.

O responsável disse ainda, em declarações ao Jornal de Notícias, que “a maioria estão assintomáticos” e ainda há testes à espera de resultado.

Para Agostinho Freitas, a maior preocupação agora é “colmatar dificuldades com a falta de recursos humanos para acompanhamento da situação”, já que entre os infetados “há dois enfermeiros, duas cozinheiras e pessoal de ação direta”.

Notícia atualizada às 16h32