O Politécnico de Viana do Castelo recebeu uma missão institucional do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), do Brasil, integrada no programa internacional Changins Summer University 2026, uma das mais prestigiadas iniciativas europeias nas áreas da viticultura, enologia e enoturismo.
A visita reforçou a estratégia de internacionalização do IPVC e abriu novas perspetivas de cooperação académica, científica e de mobilidade entre as duas instituições.
Em Portugal, a delegação brasileira, constituída por quatro estudantes dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Viticultura e Enologia, acompanhados pela coordenação de Relações Organizacionais e Internacionais do IFSertãoPE, foi recebida pelo Politécnico de Viana do Castelo, onde participou num conjunto de reuniões institucionais e visitas técnicas promovidas pela Escola Superior Agrária.
A agenda permitiu apresentar a estratégia de internacionalização do Politécnico de Viana do Castelo e o trabalho desenvolvido pela Escola Superior Agrária, nas áreas da viticultura, enologia e enoturismo, com visitas à Adega Experimental da ESA-IPVC, mas também ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde e à Adega Cooperativa de Ponte de Lima.
O encontro, acompanhado pela vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Internacionalização, Ana Paula Vale, permitiu “aprofundar o diálogo entre as duas instituições e identificar áreas de interesse comum para futuras iniciativas de cooperação”, nomeadamente ao nível da “mobilidade de estudantes e docentes, do desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e da partilha de boas práticas nas áreas do ensino, da inovação e da extensão”.
Foto: IPVC










