Altominho.tv
FLICKR

Nova ponte sobre o rio Lima incluída no Programa Nacional de Investimentos

A construção de uma nova ponte sobre o rio Lima para acesso à zona industrial de Deocriste é uma das obras incluídas no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, anunciado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro.

Esta intervenção, entre a Estrada Nacional (EN) 203 em Deocriste e a EN202 em Nogueira, no concelho de Viana do Castelo, vai garantir acesso mais direto ao nó da A27, em Nogueira.

O PNI 2030 contempla ainda outras intervenções há muito reclamadas pelo Alto Minho: a via de acesso à área empresarial do Vale do Neiva, em Viana do Castelo, a construção de um terminal de cruzeiros no Porto de Viana do Castelo, a linha ferroviária de alta velocidade entre Porto-Valença-Vigo com ligação ao aeroporto Sá Carneiro e a ligação da A28 à A3.

Os municípios de Caminha e Paredes de Coura congratularam-se com o anúncio desta ligação rodoviária, que “deverá ser projetada, lançada e executada até 2030 e tem um custo estimado de 65 milhões de euros”.

Além da ligação da A28, em cada um destes concelhos, à A3, a futura via ligará, também através de autoestrada, os municípios entre si e constituirá uma ligação direta a Espanha.