Altominho.tv
AGÊNCIA ECCLESIA

Câmara de Viana atribui a título póstumo distinção honorífica aos bispos D. Anacleto e D. José Pedreira

 A Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, em reunião camarária, atribuir o título de Cidadão Honorário ao bispo Anacleto Oliveira, e ao bispo emérito José Pedreira, recentemente falecidos.

Segundo a proposta apresentada esta quinta-feira pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, as distinções são atribuídas a “título excecional”, já que aquela homenagem ocorre, anualmente, a 20 de janeiro, no de elevação de Viana do Castelo a cidade.

O bispo emérito José Pedreira morreu no dia 14, aos 85 anos, vítima de doença prolongada.

Já Anacleto Oliveira morreu em setembro, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

Além dos dois prelados, são distinguidos “pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços prestados ao concelho e diocese”.

A proposta inclui também a atribuição de igual galardão ao coronel Agostinho José Lopes da Cruz, comandante territorial da GNR de Viana do Castelo, que hoje passou à reforma.

Foi ainda aprovada a atribuição do título de Instituição de Mérito ao Grupo Desportivo de Vila de Punhe, “pelos relevantes serviços prestados ao desporto” do concelho e “à formação de crianças e jovens ao longo de 25 anos de existência da coletividade”.