Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Trânsito cortado na ponte Eiffel em Viana devido a obras de manutenção

O tabuleiro rodoviário da ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai encerrar ao trânsito entre as 20h00 de sexta-feira e as 24h00 de sábado, para manutenção das juntas de dilatação.

A Câmara Municipal justificou a necessidade do corte total da circulação automóvel “com a localização da empreitada e dimensão da ponte”. “Por motivos de segurança e qualidade dos trabalhos a executar, é necessário efetuar o corte total, com implantação de percursos alternativos”, lê-se em comunicado divulgado esta quinta-feira.

Fonte autárquica adiantou à Lusa que o corte não se aplica à circulação ferroviária.

Com 142 anos, a travessia metálica liga a cidade de Viana do Castelo à vila de Darque, na margem esquerda do rio Lima. Tem 645 metros de comprimento, é composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário.

Atualmente, em processo de classificação como Monumento Nacional (MN), a ponte está classificada como património da cidade.

A ligação entre as duas margens do rio Lima é ainda assegurada por uma outra travessia, localmente designada por ponte nova, de acesso à autoestrada 28 (A28), inaugurada em setembro de 1991, para aliviar o trânsito da centenária ponte Eiffel.