Altominho.tv
FREEPIK

Juntas de freguesia vão funcionar como postos de vacinação contra a gripe

As juntas de freguesia do distrito de Viana do Castelo vão funcionar, a partir do dia 19, como postos de vacinação contra a gripe sazonal, para aliviar a pressão sobre os centros de saúde locais.

Em comunicado, as Câmaras de Valença, Caminha e Ponte da Barca anunciaram que, em conjunto com as juntas de freguesias, já aderiram à parceria que resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade, proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.

Os autarcas estão a reunir com os presidentes das juntas de freguesia locais para explicar a medida, definir locais, horários e as regras de higiene e segurança.

O objetivo da medida é “evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar ao centro de saúde, o que poderá originar maior concentração de pessoas nesse espaço”.

A vacina contra a gripe será administrada pelas equipas de enfermagem do centro de saúde local que se vão deslocar às freguesias, entre 19 de outubro e 20 de dezembro.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de outubro, iniciou-se este ano mais cedo com uma primeira fase para qual foram disponibilizadas 350 mil vacinas. Na segunda fase, que começa em 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Todos os que estão incluídos nos grupos de risco devem entrar em contacto com a junta de freguesia da sua residência para proceder à inscrição.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.