Altominho.tv

Alto Minho no Top 100 dos destinos mais sustentáveis do mundo

O Alto Minho integra, pelo terceiro ano consecutivo, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis ​​do mundo no âmbito da iniciativa “Top 100 Sustainable Destinations 2020”.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que o anúncio oficial foi feito na terça-feira, durante a Conferência Global Green Destinations Days, que decorreu online devido à pandemia de Covid-19.

Segundo a CIM do Alto Minho, o “selo de qualidade” agora atribuído resulta do trabalho realizado ao longo dos anos no âmbito do desenvolvimento sustentável da região, que abarca os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, numa área total de 2.210 quilómetros quadrados.

Além do Alto Minho, Portugal estava a concurso com os Açores, Águeda, Arouca, Cascais, Dark Sky Alqueva, Lagos, a região do Oeste, as Serras do Socorro e Archeira, Sintra e Torres Vedras.

A iniciativa “Top 100 Sustainable Destinations 2020” tem como principal objetivo “destacar histórias de sucesso e trocar boas práticas para tornar os destinos turísticos mais sustentáveis, gerando benefícios para as comunidades locais e para os viajantes, bem como serem uma fonte de inspiração para outros destinos e agentes turísticos”.