Altominho.tv

Cerimónia no Centro de Mar agradeceu aos 38 nadadores salvadores que garantiram 96 dias de época balnear

O Centro de Mar, instalado a bordo do navio-museu Gil Eannes, acolheu na manhã de sábado, uma sessão de agradecimento aos 38 nadadores salvadores que asseguraram a vigilância de 13 praias do concelho de Viana do Castelo ao longo de 96 dias de época balnear.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Comandante da Capitania e o Vereador do Ambiente “agradeceram aos nadadores salvadores e à direção da Coordenada Decimal o trabalho realizado nas praias de Viana do Castelo, destacando-se as 960 horas de vigilância e os 16 mil quilómetros percorridos pelas duas viaturas de apoio”.

De acordo com os dados divulgados, ao longo da época balnear, foram registadas 229 ocorrências, não tendo sido assinalada qualquer vítima mortal.

Foram registadas 125 ocorrências em praticantes de atividades náuticas e foram realizadas manobras de primeiros socorros em 113 ocorrências entre os veraneantes.

Houve necessidade de se proceder a evacuação hospitalar em 52 casos, tendo sido ainda promovidas 14 assistências na via pública.

Os nadadores salvadores promoveram 23 salvamentos aquáticos ao longo destes mais de três meses.

Os resultados obtidos “revelaram da parte dos nadadores salvadores um trabalho importante de prevenção, treinos, dedicação e sensibilização da comunidade”, salientou a Câmara de Viana.

Os nadadores salvadores foram responsáveis pela vigilância de 24 quilómetros de costa, assegurando a segurança de 13 praias vigiadas e de 40 recantos.

Mais uma vez, o Município de Viana do Castelo ostentou 8 bandeiras azuis nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva.

A vigilância, assistência e socorro balnear esteve a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, operando em conjunto com a Autoridade Marítima.