Altominho.tv
ECCLESIA

Câmara de Monção aprova voto de pesar pela morte de bispo de Viana do Castelo

A Câmara de Monção aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do bispo de Viana do Castelo e cumpriu um minuto de silêncio por Anacleto Oliveira, vítima de um acidente de viação.

“O trágico falecimento de D. Anacleto Oliveira constitui uma perda irreparável para toda a região do Alto Minho, deixando-nos como legado uma atividade pastoral e cívica preponderante para o fortalecimento dos valores religiosos e humanistas na nossa região”, destaca o voto de pesar aprovado pelo executivo.

O voto de pesar pela morte do bispo Anacleto Oliveira foi proposto pelo presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, e aprovado, por unanimidade, pelo executivo municipal, em reunião realizada esta segunda-feira à tarde, no auditório da biblioteca municipal.

No documento, a Câmara refere que a morte do bispo “deixou um sentimento de profunda tristeza e enorme consternação na comunidade eclesiástica e na população”, destacando o seu “”papel espiritual relevante, sempre marcado por uma postura afável, serena, dialogante e cooperante”.

Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu na sexta-feira, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

A diocese de Viana do Castelo informou que as exéquias do bispo vão iniciar-se na terça-feira devido ao atraso na libertação dos seus restos mortais. O funeral realiza-se na quarta-feira, às 15h00, no cemitério das Cortes, em Leiria, terra natal de Anacleto Oliveira. Nessa manhã, a partir das 10h00, o corpo do bispo estará em câmara ardente na Sé Catedral de Leiria.