Altominho.tv

Chuva regressa ao Alto Minho a partir de quinta-feira

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal continental, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Após uma sequência de dias quentes e secos, a partir de dia 17 de setembro ocorrerá uma mudança na situação meteorológica com descida gradual de temperatura e aguaceiros que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada e afetando todo o território do continente. Esta situação persistirá, pelo menos, até sábado, dia 19 de setembro.

A precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular no dia 18”, refere a nota do IPMA.

A previsão do IPMA prevê uma descida gradual da temperatura, principalmente na quinta-feira, podendo atingir entre cinco e oito graus de diferença nas regiões do interior.

“Esta situação será causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 quilómetros a norte da Madeira (…) e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da região de Lisboa”, especifica a nota.

O IPMA ressalva que “a evolução da depressão e da sua natureza tem vindo a ser monitorizada”.