Altominho.tv

Investimento de meio milhão de euros requalifica estabelecimentos de ensino em Arcos de Valdevez

Os estabelecimentos de ensino de Arcos de Valdevez estão a ser alvo de obras de reabilitação, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

A autarquia explicou, em comunicado enviado à imprensa, que as intervenções destinam-se a “permitir aos alunos regressar às aulas, no mês de setembro, com boas condições de ensino e aprendizagem”. Além de melhorar o aspeto visual dos equipamentos de ensino, pretendem “reduzir problemas de infiltrações nos interiores” e incluem “pinturas dos elementos exteriores das fachadas, adaptação de espaços, bem como remoção e substituição de coberturas”.

Segundo o município, a reabilitação da cobertura e fachadas do Bloco 4 da EB2,3/S de Arcos de Valdevez encontra-se a decorrer a bom ritmo, num investimento de 295.692,04 euros. A intervenção passa pela “reabilitação da envolvente exterior do edifício e caixilharias, incidindo sobretudo na reparação dos elementos deteriorados e danificados da fachada e na substituição total da cobertura em fibrocimento por painéis sandwich”, e vão ser ainda realizadas obras ao nível das caixilharias do refeitório e bar/bufete daquele bloco.

As fachadas e a cobertura do Jardim de Infância de Giela, que se encontravam bastante danificadas devido às infiltrações, também foram reabilitadas, num investimento de cerca de 24 mil euros. No valor de cerca de cinco mil euros, foram ainda realizadas obras de adaptação e melhoramento no Jardim de Infância de Paçô.

No plano de melhoria das instalações desportivas para a comunidade escolar encontra-se também inserida a reabilitação do Pavilhão Municipal, pelo valor global de 88.612,33 euros. Esta empreitada, já concluída, teve como objetivo a “eliminação das infiltrações presentes ao nível das coberturas, assim como a melhoria do conforto térmico, por forma a proporcionar um ambiente saudável para a prática de desporto”. “Procedeu-se à reparação e pintura das fachadas exteriores, à substituição de placas translucidas, à substituição total de caleiros, rufos e platibandas, bem como reparações na cobertura”, refere a autarquia.

No Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim, num investimento de 65.720 euros, foi reparada a cobertura do pavilhão desportivo e os muretes laterais, substituindo totalmente a chapa, caleiros e rufos.

Através de um investimento de cerca de 15 mil euros, procedeu-se ainda à adaptação da Escola Primária do Salgueiral, em Távora (Santa Maria), para acolher as crianças do Jardim de Infância de Távora. A obra realizada visa “adaptar e melhorar o espaço para receber as crianças do pré-escolar”.