Altominho.tv

Festa da Senhora da Bonança assinalada nas redes sociais

A Festa de Nossa Senhora da Bonança começa a ser assinalada esta quinta-feira, em Vila Praia de Âncora, com um programa diferente. Este ano, por causa da pandemia, não se vive o ambiente de festa habitual da romaria.

“Num ano controverso como o que estamos a viver por causa da pandemia, não quisemos deixar de celebrar a festa e, para conseguirmos isso, tivemos de nos reformular e arranjar alternativas”, explicou Alexandre Presa, membro da comissão de festas em honra de Nossa Senhora da Bonança.

Na edição 2020, que decorre de 10 a 13 de setembro, a maioria dos momentos serão transmitidos através das redes sociais, “para evitar grandes concentrações de pessoas”. “Para seguirmos e cumprirmos as recomendações da Direção-Geral da Saúde, são muito poucos os eventos presenciais que integram o programa deste ano”, refere Alexandre Presa.

Um “momento de devoção” com a imagem de Nossa Senhora da Bonança instalada no portinho de Vila Praia de Âncora, a recordar edições anteriores da romaria, marcou o arranque das festividades esta quinta-feira. Neste primeiro dia, terá ainda lugar uma procissão de velas com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima a desfilar pelas ruas de Vila Praia de Âncora, no interior de um carro de bombeiros, e uma resenha histórica com Aurora Rego.

Até domingo, dia 13 de setembro, as várias plataformas digitais desenvolvidas pela comissão de festas vão transmitir vários momentos e registos das festas. Dois concertos com grupos corais de Vila Praia de Âncora e várias missas na Capela da Senhora da Bonança poderão ser acompanhados na página de Facebook e no canal de YouTube das Festas de Nossa Senhora da Bonança.

A comissão de festas anunciou ainda que arruadas de bombos vão animar as tardes de sábado e domingo e “vários momentos vão ser também transmitidos num ecrã gigante no Campo do Castelo, um local que permite reunir um maior aglomerado de pessoas com o distanciamento social exigido, de forma a que possam assistir aos eventos, mas de uma forma mais segura”.

No programa, está ainda incluída uma exposição, patente até domingo no portinho de Vila Praia de Âncora, que “reúne todos os cartazes das edições anteriores das Festas de Nossa Senhora da Bonança, bem como relatos de uma romaria, que contam a evolução das festas até aos dias de hoje”, conta Alexandre Presa.

“Temos um programa muito restrito e as Festas de Nossa Senhora da Bonança apenas serão celebradas na medida do possível. A nossa maior missão é não deixar passar esta data em branco”, conclui.