Altominho.tv

Investimento de 900 mil euros garante transporte e apoios a alunos de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez quer investir, no ano letivo 2020/2021, cerca de 900 mil euros em transportes escolares, refeições e auxílios económicos a alunos do concelho.

Em nota enviada à imprensa, o município adiantou que, “devido à pandemia de Covid-19, ano letivo terá de ser articulado de uma nova forma e, nesse sentido, foi criado um plano de transportes complementar àquele que é realizado todos os anos”, num “investimento global previsto de 650.921,30 euros”.

Aquele plano inclui “o recurso à implementação de circuitos especiais para alunos, oferecendo o transporte aos alunos de forma ajustada aos horários de funcionamento das escolas”.

“O número de alunos estimado para transportar no próximo ano letivo é de 855, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino. Assim, do pré-escolar, 1º e 2º ciclo, serão abrangidos 404 alunos, do 3º ciclo, serão abrangidos 210 alunos, e do ensino secundário e profissional 241 alunos”, especifica a nota.

A nível de refeições, a Câmara Municipal prevê “celebrar protocolos, tendo em vista o fornecimento de refeições escolares no valor total de 162.496,80 euros, destinadas aos alunos dos jardins de infância de Soajo, Vila Fonche, Giela e Paçô e aos alunos do primeiro ciclo da EB de Arcos de Valdevez”.

ação social escolar tem contemplada uma verba de 30 mil euros, para atribuição de auxílios económicos a alunos carenciados do primeiro e segundo ciclo do ensino básico.

“A Câmara Municipal assegura um apoio direto aos alunos através da oferta e comparticipação no valor total de livros de fichas, abrangendo 748 alunos. A autarquia pretende com este apoio garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares aos alunos de agregados familiares, cuja situação económica não lhes permite suportar integralmente os encargos decorrentes da frequência da escola”, sustenta a autarquia.

O município adianta ainda que vai investir 50.270 euros na contratação de docentes para realizar o acompanhamento necessário aos alunos nas Atividades de Enriquecimento Curricular.