Altominho.tv

Incêndios: Mais de 50 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo

Mais de meia centena de concelhos de nove distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro

O instituto colocou ainda em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Portalegre, Beja e Faro.

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima no litoral Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Braga) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 31 (em Évora, Beja e Castelo Branco).