Altominho.tv

Artista espanhol está a transformar antena de telecomunicações numa obra de arte em Melgaço

Uma antena de telecomunicações vai transformar-se numa obra de arte em Melgaço. Rafa López é o artista responsável pela intervenção que está a ser desenvolvida neste concelho.

O repto lançado ao artista espanhol pelo município passa por  intervir artisticamente numa antena de telecomunicações com 20 metros de altura. Trata-se da “primeira antena de telecomunicações da Altice a ser artisticamente intervencionada, o que necessitou de estudos especiais de tintas para que nada interfira com a funcionalidade da antena”, explica a curadora do projeto, Helena Mendes Pereira, citada na nota enviada à imprensa.

A intervenção artística em espaço público decorre no âmbito do Programa de Residências Artísticas “AMAR O MINHO”. A curadora responsável pelas áreas da arte em espaço público, artesanato e fotografia do programa adianta que, em Melgaço, Rafa López, um artista com um referencial expressionista que mistura elementos figurativos com outros geométricos ou abstrato, “vai trabalhar dentro da sua linguagem, mas integrando elementos iconográficos e identitários locais”.

“O mais interessante é que a intervenção será numa torre de telecomunicações, essencial aos tempos de hoje, o que, mais do que um elemento de disrupção na paisagem, será uma obra de arte e, por isso, um ganho para o território”,  refere Helena Mendes Pereira.

Rafa López  adianta que, com a obra que está a desenvolver até sexta-feira, pretende “contar a História de Melgaço, citando elementos identitários e inspirando-se na energia das suas gentes”.

Promovido pelo consórcio MINHO IN, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado, o projeto de residências artísticas é “uma iniciativa de promoção da cultura, dos artistas e do turismo sob a marca “AMAR O MINHO”, com o apoio do Norte 2020 e dos FEEI, que cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma, a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico”, lê-se no mesmo comunicado.

O programa inclui artistas nacionais e estrangeiros que, até junho de 2021, vão habitar o território e recriá-lo em projetos de arte em espaço público, artesanato, fotografia, música, dança e literatura.

Em Melgaço, a inauguração da obra está prevista para o mês de outubro, em data a anunciar.