Altominho.tv
DES_ROMARIA

Artistas de Viana do Castelo lançam projeto para “invocar” Romaria D’Agonia

Um grupo de artistas de Viana do Castelo lançaram o projeto “Des_romaria” para “invocar a rainha das romarias”, que este ano, pela primeira vez em mais de 248 anos, não se realiza nas ruas e vai ser festejada em formato digital, devido à pandemia de Covid-19.

“Um coletivo de vianenses, amantes da sua cidade e da sua história, deparando-se com a impossibilidade de viver as Festas da Nossa Senhora d’Agonia, sentiu necessidade de dar o seu contributo para que todos os vianenses e visitantes do nosso concelho pudessem sentir menos esse impacto que a Covid-19 nos impõe”, lê-se na apresentação do projeto.

Vários artistas que nasceram ou habitam na cidade de Viana do Castelo foram convidados a colaborar no projeto Des_romaria, que deverá prolongar-se durante um ano com iniciativas que “invoquem a forma como cada um vê ou sente a romaria, como uma ode à Romaria das Romarias”.

A iniciativa conta com artistas da área da dança, da ilustração, da música e da pintura, entre outras, e poderá ser acompanhado através do seu ‘site’ ou nas redes sociais, Facebook e Instagram.

“É uma viagem alternativa que já se iniciou nas redes sociais com a divulgação de cartazes de autor, bem como com a apresentação de alguns dos artistas que contribuem para a construção deste momento artístico de alusão à nossa etnografia”, adiantam.

No dia 20 de agosto, será lançada uma fanzine (publicação feita pelo coletivo com os trabalhos dos artistas participantes) em formato digital e que surgirá também em formato impresso.