Altominho.tv

Situação de alerta por causa de risco de incêndios prolonga-se até terça-feira

Portugal continental encontra-se em Situação de Alerta até terça-feira, face à previsão de “um significativo agravamento do risco de incêndio rural”.

A Situação de Alerta iniciou-se às 20h00 horas deste domingo e prolonga-se até às 23h59 horas do dia 4 de agosto, em todo o território de Portugal continental.

A decisão, divulgada em comunicado pelo Ministério da Administração Interna, foi tomada “face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural”, pelo que há necessidade de “adotar medidas preventivas e especiais de reação”.

Em Situação de Alerta é proibida a realização de queimadas e o uso de fogo-de-artifício ou de qualquer outra pirotecnia, e é proibido o acesso e a circulação em espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.

Não são permitidos trabalhos com equipamentos elétricos em espaços florestais ou rurais, como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Nesta Situação de Alerta é permitido, por exemplo, alimentar animais, fazer podas, regas, extração de cortiça e mel, colheitas de culturas agrícolas, desde que “sejam de caráter essencial e inadiável”, em zonas de regadio, sem materiais inflamáveis e fora de floresta e mata.

São permitidos ainda trabalhos de construção civil, “desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural”.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o distrito de Viana do Castelo está em alerta amarelo, devido ao aumento do risco de incêndio.