Altominho.tv
MUNDO PORTUGUÊS

Câmara de Viana reforça programa de apoio aos transportes públicos com 180 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo deliberou atribuir uma verba superior a 180 mil euros para a continuação da implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos coletivos de passageiros, que se encontra em vigor deste o início deste ano.

Segundo a autarquia, a verba pretende “garantir a continuidade dos serviços de transporte público no concelho, bem como de ligações de âmbito intermunicipal e regional, nos meses de julho e agosto, assumidos por três empresas de transportes públicos coletivos de passageiros”.

Na proposta, apresentada em reunião ordinária do executivo pelo vereador da Mobilidade, Luís Nobre, é referido que, “no sentido de não se interromperem os benefícios entretanto implementados na rede de transportes públicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, nas suas reuniões de 20 de dezembro de 2019 e de 13 de fevereiro de 2020, a prorrogação do prazo de vigência das medidas aprovadas para o PART de Viana do Castelo, de forma a colmatar o hiato de tempo até à aprovação das novas medidas para 2020, de acordo com o financiamento que viesse a ser deliberado”.

Ainda ao abrigo deste programa, a Câmara Municipal, na sua reunião de 4 de junho, aprovou a inclusão da medida 1.7 relativa à reativação/restabelecimento dos serviços mínimos essenciais de transportes públicos de passageiros para os meses de abril, maio e junho.

No âmbito do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP) para o ano de 2020, aprovada a aplicação e distribuição pelas 21 Comunidades Intermunicipais constituídas em todo o país de um valor global de 15 milhões de euros, cabendo à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho a verba de 624 mil euros. À Câmara Municipal de Viana do Castelo foi atribuído um total de 219 mil euros, agora investido para garantir a continuidade dos serviços de transporte público no concelho.