Altominho.tv

Caminha vai assinalar Dia do Foral e Dia de Santiago com palestra e caminhada

O município de Caminha vai assinalar o Dia do Foral do concelho, com uma palestra, e o Dia de Santiago, com uma caminhada. A iniciativa “Caminha Medieval – Caminha Militar” integra o Programa Cultural Verão 2020.

O Dia do Foral de Caminha vai ser assinalado a 24 de julho, dia em que, no ano de 1284, D. Dinis outorgou aos habitantes do concelho a primeira Carta Foral, com a palestra “A organização do exército do rei em finais da Idade Média: algumas notas sobre o contributo de Caminha”, a cargo do investigador doutorando na Universidade do Porto e na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Leandro Ribeiro Ferreira. A palestra será moderada por Paulo Torres Bento e terá lugar pelas 18h00, no Largo da Biblioteca Municipal de Caminha.

A 25 de julho, o programa “Caminha Medieval – Caminha Militar” continua e destaca o Dia de Santiago, com a caminhada dirigida pelo historiador Joel Cleto. A caminhada, com limite de 15 participantes, está agendada para as 17h00 e o percurso tem início na Capela de Santo Isidoro, em Moledo, e termina na Capela da Senhora da Ajuda, em Caminha.

As inscrições para ambas as atividades são gratuitas, mas obrigatórias.