Altominho.tv
FREEPIK

Voluntários distribuem máscaras nas praias e parques para sensibilizar para “um desconfinamento em segurança”

A Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo (FAJUVIC) em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) vai promover, no sábado, em Viana do Castelo, uma ação de sensibilização aos jovens para “um desconfinamento em segurança”.

A campanha intitulada “Desconfinar Jovem – A Tua Causa” irá realizar-se em simultâneo em todos os distritos e ilhas, estando cada federação distrital ou regional a operacionalizar esta ação na sua área geográfica de intervenção, envolvendo assim 24 federações regionais/distritais e associações juvenis na distribuição de máscaras de proteção em praias litorais e fluviais e parques.

Com o slogan “O risco é real. Sê o herói deste verão!”, a ação pretende “alertar para as medidas de segurança a ter nesta fase de pandemia e envolver os jovens no combate à Covid-19, posicionando-os como agentes de saúde pública”, explica a FAJUVIC em comunicado enviado à imprensa.

Esta atividade de sensibilização, que contará com 235 jovens voluntários de federações e associações de todo o país, distribuídos por 25 brigadas, visa igualmente “promover as associações juvenis como espaços seguros para atividades recreativas, culturais e desportivas neste contexto de pandemia, assim como ajudar os mais novos a voltar às rotinas com total segurança”.

A campanha envolve também uma ação digital com a partilha de boas práticas e um manual de recomendações para reabertura dos espaços associativos, lançado recentemente em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A campanha conta com o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, num vídeo de apoio à iniciativa, apela a que os jovens usem a criatividade e imaginação para este período de desconfinamento, que exige de todos também um forte sentido cívico.

Em Viana do Castelo, a iniciativa vai decorrer pelas 16h00 na Praia Fluvial do Barracão dos Touros e no Jardim da Marina, com a presença da vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, e do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias.