Altominho.tv

Câmara de Cerveira atribui 50% de desconto em água e saneamento a famílias com dificuldades económicas

A Câmara de Vila Nova de Cerveira anunciou esta segunda-feira que as famílias do concelho em situação de vulnerabilidade social já podem requerer apoio para o pagamento das tarifas fixas de água e de saneamento.

“Atendendo ao contexto de combate à Covid-19, e em virtude dos efeitos económicos causados no orçamento mensal das famílias cerveirenses, considera-se imperiosa a adoção de medidas excecionais e temporárias de resposta social, nomeadamente através de apoios a conceder pelo município a pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade”, justifica a autarquia em comunicado.

Na nota enviada à imprensa, o município adianta que “já tem disponível no seu website todos os procedimentos para que as famílias do concelho que, comprovadamente, estejam a passar por dificuldades económicas, se possam candidatar a 50% de desconto no pagamento das tarifas fixas de água e de saneamento”.

Este apoio, segundo a autarquia, destina-se a “todos os indivíduos e famílias em condições sociais desfavoráveis, que beneficiem do Rendimento Social de Inserção (RSI), do Complemento Solidário para Idosos, do subsídio social de desemprego e social de desemprego subsequente, de pensão social de velhice ou de invalidez, do primeiro escalão do abono de família para crianças e jovens, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e elementos da Unidade Local de Covas”, bem como “o agregado familiar cujo rendimento mensal ilíquido per capita seja igual ou inferior ao valor da Pensão Social do Regime Não Contributivo”.

“Esta medida só é valida para um único local de consumo, coincidente com a residência permanente do agregado familiar”, lê-se naquela nota.

O município acrescenta que a medida vigora até ao final de 2020 e enquanto o conjunto de normas de apoio social não for revogado pela autarquia.