Altominho.tv

Cais flutuante construído na albufeira de Touvedo para potenciar turismo náutico

A Câmara de Ponte da Barca informou esta sexta-feira que está a construir um cais flutuante, na albufeira de Touvedo, num investimento superior a 126 mil euros, que visa potenciar o turismo náutico.

Em comunicado enviado à imprensa, a autarquia adianta que a empreitada está em curso e será cofinanciada por fundos do programa Norte 2020.

Além da instalação de um cais flutuante, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, a empreitada “prevê a construção de estruturas de apoio em terra e arranjo urbanístico na margem esquerda do rio Lima, com o objetivo de privilegiar o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio e possibilitar a prática de atividades náuticas”.

Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, citado naquela nota, “esta infraestrutura representa uma estratégia de canalização do investimento público para iniciativas que possam alavancar e dar suporte ao investimento privado e consequentemente aumentar a oferta turística local, mantendo a sustentabilidade dos valores naturais”.

O autarca refere ainda que, através da criação, qualificação e divulgação das infraestruturas de apoio ao desporto náutico, bem como da criação de rotas de experiência, privilegiando o valor paisagístico, ambiental e o contacto com o rio Lima, pretende-se “possibilitar aos desportistas e turistas praticantes de atividades náuticas uma crescente motivação para usufruir de novos produtos turísticos de excelência”.

O cais flutuante está a ser construído “inserido no parque de campismo Lima Escape ‘Camping’ e ‘Glamping’, classificado em 2015 pela Destination Delicious como o segundo melhor parque de campismo da Europa e pelo jornal britânico The Telegraph como “um dos melhores parques de campismo instalados perto de lagos e rios no continente europeu”.

A construção daquela infraestrutura resulta do projeto Minho In, designado “Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Turismo Natureza/Náutico”, e que visa “melhorar a organização, as estruturas de apoio e consolidar a qualidade da oferta do turismo de natureza/náutico da região, criando melhores condições, em particular, para as empresas de animação turística e de prestação de serviços de turismo náutico e demais atividades conexas (alojamento, restauração e atividades lúdicas) poderem usufruir de novos produtos de excelência”.

O objetivo da autarquia passa por “aproveitar o recurso albufeiras e consolidar outros serviços ligados ao alojamento, à gastronomia, à diversão, entre outros”.

“Com a aposta no turismo náutico, a autarquia espera criar atração para uma nova geração de empresários, caracterizados por uma grande abertura para o trabalho em rede com outros empresários locais ou mesmo de outras localidades que tendem a diversificar a sua atividade”, acrescenta a nota.