Altominho.tv

Viana do Castelo congratula-se com classificação de igrejas como basílicas menores

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, por proposta do presidente da autarquia, um voto de congratulação pela classificação pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) de duas igrejas do concelho como basílicas menores.

Em causa está a aprovação, na quarta-feira, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) da classificação como basílica menor da igreja de São Domingos, onde se encontra sepultado o Santo Bartolomeu dos Mártires.

Abrangida por aquela classificação está ainda a igreja do Sagrado Coração de Jesus, localmente conhecido por templo de Santa Luzia, situada no monte com o mesmo nome, sobranceiro à cidade e que, recentemente, foi elevado a santuário pela Diocese de Viana do Castelo.

“Esta decisão vem valorizar ainda mais duas das principais e emblemáticas igrejas de Viana do Castelo”, referiu José Maria Costa.

No voto de congratulação, o autarca socialista realça que “a igreja de São Domingos, que está atualmente a sofrer obras de requalificação na sua fachada, é monumento nacional desde 1910”.

“Foi mandada erguer pelo Santo Bartolomeu dos Mártires, ali sepultado. Datada do século XVI, é da autoria do mestre João Lopes, o Moço, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de Bartolomeu dos Mártires, sendo que a igreja apresenta uma fachada retabular única”, refere o documento.

Já a igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia, e que recentemente foi também elevada a santuário diocesano, é um dos ‘ex-líbris’ de Viana do Castelo e uma das imagens-postal da região, para além de assinalar a fé e a devoção das freguesias de todo o concelho, tendo sido desenhada pelo Ventura Terra, sustenta o documento aprovado por unanimidade.

“Esta decisão dos bispos católicos portugueses valoriza ainda mais o património religioso de Viana do Castelo”, reforçou.