Altominho.tv
OLHAR VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo com 2.700 lugares de estacionamento gratuitos até setembro para apoiar comércio e restauração

A Câmara Municipal de Viana do Castelo informou que vai propor, esta quinta-feira, em reunião ordinária de executivo, a disponibilização de 2.700 lugares de estacionamento gratuito no centro histórico da cidade, nos meses de julho, agosto e setembro, como medida de apoio ao comércio e restauração.

Em comunicado, a autarquia explica que, no documento, é proposta a disponibilização de mais 1.250 lugares de estacionamento gratuito no Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia e nos parcómetros, que se juntam ao estacionamento do parque junto ao Gil Eannes e outro estacionamento livre.

A proposta, apresentada pelo vereador Luís Nobre, “enquadra-se no conjunto de medidas que o município tem vindo a implementar desde o início do desconfinamento para alavancar e dinamizar os setores do comércio tradicional, restauração e bebidas”.

A isenção das tarifas fixas de abastecimento de água e saneamento aos consumidores não-domésticos (comércio, empresas, restauração e hotelaria) e o projeto “Lojas Memória” estão entre as medidas de mitigação social e económica implementadas.

Em conjunto com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, foram ainda lançados a plataforma de comércio digital “Viana Market”, os projetos de “Comércio/Estabelecimento Seguro” e a iniciativa “Viana à Esplanada”, com isenção de taxas pela ocupação do espaço público e simplificação dos licenciamentos.

O município lançou ainda, em parceria com a AEVC, a iniciativa “Compre em Viana, apoie o Comércio Local”, que integra o projeto “Havemos de ir a Viana”.