Altominho.tv

Dexametasona: O novo medicamento testado na luta contra a Covid-19

É um medicamento anti-inflamatório, e tornou-se na nova esperança para combater a Covid-19.

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, a dexametasona, um medicamento de baixo custo, tem benefícios na luta contra o novo coronavírus.

De acordo com a investigação, a dexametasona reduz para um terço o risco de morte em doentes ventilados e um quinto em pessoas que estejam a receber oxigénio.

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Oxford – e noticiado pela BBC -, a dexametasona, se utilizada atempadamente para tratar doentes Covid-19 no Reino Unido, poderia ter salvado mais de cinco mil vidas.

As novas descobertas mostram que o custo do medicamento pode ser uma vantagem no tratamento da Covid-19 em países com menor nível de rendimentos.

A maioria dos doentes afetados por Covid-19 não necessita de tratamento hospitalar, mas para aqueles que necessitam de internamento a dexametasona é apontada como uma solução para tratar os sintomas da doença.

No entanto, os especialistas explicam que os cidadãos “não devem sair de casa e comprar o medicamento para o tomar, já que o mesmo parece não ajudar pessoas que apresentem sintomas ligeiros da Covid-19 e que não necessitem de ajuda para respirar”.

A dexametasona é utilizada desde o fim da década de 60 no tratamento de várias doenças, como a artrite reumatoide e a asma.

O medicamento é administrado via intravenosa nos cuidados intensivos e é dado em comprimidos para doentes menos graves.