Altominho.tv

Sindicato aponta milhares de casos de infeção por identificar na construção

O Sindicato da Construção de Portugal alertou hoje para as centenas ou mesmo milhares de casos de infeção pela covid-19 por identificar no setor, voltando a solicitar ao Governo a realização de testes de despiste.

“Estamos certos que há centenas para não dizer milhares de trabalhadores a nível nacional infetados e para confirmarmos se o que dizemos corresponde à verdade faça-se os testes a todos os mais de 400 mil trabalhadores a nível nacional e aí ficaremos a saber da gravidade que existe no setor”, apontou, em comunicado, o Sindicato da Construção de Portugal. 

A estrutura afeta à CGTP lamentou não ter sido ouvida pelo Governo sobre esta matéria, embora considere ser a organização do setor “que melhor pode trabalhar com o Ministério da Saúde” dada a sua atividade, convidando ainda a ministra da Saúde, Marta Temido, a visitar a maior obra, o plano eletroprodutor do Alto do Tâmega, e a verificar que as práticas de higiene e segurança estão a ser cumpridas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 421 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.505 pessoas das 36.180 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.