Altominho.tv

Ponte de Lima conta com dois candidatos às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Ponte de Lima, está entre os sete finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular, com as Feiras Novas e as Concertinas e Cantares ao Desafio, nas categorias de Procissões e Romarias e de Música e Danças, respetivamente.

Presença assídua e habitual em todas as festas, as concertinas e os cantadores ao desafio ganham grande destaque nas Feiras Novas e tornaram-se num dos momentos mais populares, animados, participados e mediatizados. Eis porque, em 2017, na abertura das Feiras Novas, Ponte de Lima conseguiu reunir 897 tocadores de concertinas, entrando assim para o record do Guinness.

Em Ponte de Lima destaca-se o artista popular “Cachadinha” que, pela forma singular, castiça e brejeira de cantar, fez escola junto de várias gerações de cantadores ao desafio e consagrou-se um dos maiores emblemas da cultura popular de Ponte de Lima, considerado por todos como o Rei das Concertinas e dos Cantares ao Desafio.

No próximo dia 21 de junho, durante o programa transmitido em direto na RTP1, será dado a conhecer ao público o número de votação de cada um dos finalistas regionais, para eleição dos vencedores que passarão às meias-finais.

Em comunicado, o município apela à “participação e o envolvimento de todos os limianos para elevar a cultura popular de Ponte de Lima a uma das 7 maravilhas nacionais”.