Altominho.tv

762º aniversário do Foral inclui homenagem a Funcionários Municipais com 40 anos de serviço

No dia 18 de junho, data em que se assinalam os 762 anos do Foral Afonsino, as comemorações vão incluir uma homenagem aos funcionários municipais e dos serviços municipalizados de Viana do Castelo, que contam com 40 ou mais anos de serviço.

A proposta foi apresentada pelo Vereador dos Recursos Humanos, Ricardo Rego, e “visa destacar o esforço levado a cabo pelos funcionários e pelas estruturas municipais em contexto de combate à pandemia por COVID-19”.

“O momento de reconhecimento público dos trabalhadores municipais e dos serviços municipalizados incluirá a atribuição da Medalha de Mérito de Serviço Público a todos os funcionários com antiguidade igual ou superior a 40 anos na cerimónia comemorativa do Foral”, informou o Município de Viana.

Com este momento, “pretende o Município de Viana do Castelo agradecer, na pessoa dos galardoados, a todos os funcionários municipais e dos serviços municipalizados que, ao longo do ano, com o seu empenho, dedicação e profissionalismo estão ao serviço de Viana do Castelo e dos vianenses, desempenhando um trabalho ímpar reconhecido por todos”.

Foi a 18 de junho de 1258 que o Rei D. Afonso III atribuiu o Foral, criando a vila e instituindo o Município de Viana. 

Com a outorga do foral foi constituído o estatuto jurídico, administrativo e fiscal do Município e, consequentemente, surgiram os primeiros funcionários municipais.

De acordo com a proposta apresentada pelo vereador, “o campo da atuação da administração local ao longo da História é bastante grande, assumindo especial relevância o seu papel na prestação de bens e serviços básicos à população”.

Agora, o período pandémico “evidenciou este papel, através da célere e eficaz resposta dada pelas diversas estruturas municipais na satisfação das necessidades da população, nas mais diversas áreas”.

Para Ricardo Rego, neste contexto “sobressaiu acima de tudo o desempenho exemplar dos diversos funcionários municipais que, de uma forma empenhada e abnegada, garantiram o funcionamento dos diversos setores num período de extrema dificuldade e incerteza para todos”.

“Se, por um lado, é devido reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelos funcionários neste período, não podemos deixar de ignorar que, ao longo destes 762 anos, a conquistada notoriedade do Município de Viana do Castelo, reconhecida nacional e internacionalmente, resulta, sem dúvida, do esforço, dedicação e profissionalismo de todos os funcionários municipais e dos serviços municipalizados”, defende a proposta.